domingo, 29 de janeiro de 2012

Por que temos outro livro além da Bíblia?

Muitas vezes fui questionado por católicos e protestantes, por que temos em A Igreja de Jesus Cristo outros Livros além da Bíblia. Sempre usam Apocalipse 22:18 “Se alguém lhe acrescentar alguma coisa Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escrita neste livro”.

Segue agora a minha resposta.

Para iniciar a resposta solicito a você que pegue a sua Bíblia vamos ler juntos para entender.

Primeiro a palavra Bíblia vem do grego e significa “Conjunto de Livros”, ou melhor, “Conjunto de Rolos” pois os Livros que fazem parte da Bíblia inicialmente eram escritos em Rolos, pois a imprenssa só foi criada por Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg ou simplesmente Guenberg aproximadamente em 1439.
Quem decidiu quais Livros fariam parte da Bíblia foi o Papa Constantino Magno ou Constantino, o Grande (em latim Flavius Valerius Constantinus; Naissus, 272 — 22 de maio de 337).
A ordem que os livros foram colocados na Bíblia não é a ordem cronológica que eles foram escritos, o livro de Apocalise (Revelação) não foi o último a ser escrito, quem o colocou no fim da Bíblia foi o Papa Costantino, o criador da Igreja Católica.
Lemos em Apocalipse (Revelações) 01:01 Que foi Jesus Cristo quem revelou-o a João o Livro de Revelação, que é o nome correto do Livro.
João estava preso na Ilha de Patmos, e foi ordenado por Jesus Cristo que escrevesse um Livro Apocalipse 01:11
O que vez, escreve-o num livro e envia-o às sete Igrejas que estão Ásia”
O livro que João escreveu foi o Livro de Revelações ou Apocalipse e não a Bíblia.
Assim quando lemos em Apocalipse 22:18 “ Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que se alguém lhe acrescentar alguma coisa Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro”.
Aqui claramente está falando do livro de Revelações ou Apocalipse, e não da Bíblia.
Para provar que falo a verdade veja o que está escrito no livro de Provérbios 30:5e6
“Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nela. Nada acrescentes às palavras, para que não te repreenda e seja achado mentiroso.”
Então tudo o que foi escrito depois de Provérbios é pura mentira? A Bíblia acaba em Provérbios? É claro que não, aqui está falando do livro de Provérbios e não da Bíblia, assim como em Apocalipse fala do livro de Apocalipse e não da Bíblia.
Em Deuteronômio 04:02 lemos “Não acrescentes à palavra que vos mando, nem diminuíres dela, para que guardes os mandamentos do Senhor vosso Deus que eu vos mando.”
Então seguindo o raciocínio de que não podemos ter nada além do livro de Deuteronômio vamos anular tudo que vem depois dele?
Está bem claro que cada um falou do seu livro e não da Bíblia mesmo porque eles não a tinham em suas mãos.
A primeira Bíblia como conhecemos hoje, só foi publicada em 1455. O primeiro livro impresso por Gutenberg foi a Bíblia, processo que se iniciou cerca de 1450 e que terá terminado cinco anos depois em Março de 1455.
Temos hoje revelações modernas, por isso temos outros livros, e acreditamos que receberemos muitas outras revelações.
José Alberto Rodrigues
E-mail professorjar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário